Blog da Ellen -

Astro de Ogum reforça legado de valorização da cultura popular

_Idealizador do Arraial Pertinho de Você, vereador transforma o São João em instrumento de geração de renda e fortalecimento dos grupos folclóricos_

Muito antes de exercer mandato na Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PCdoB) já dedicava sua vida à valorização da cultura popular maranhense. Ao lado do trabalho social desenvolvido nas comunidades e da atuação comunitária que marcou sua trajetória política, a defesa das manifestações culturais sempre ocupou um lugar de destaque em sua caminhada.

Como pai de santo e profundo conhecedor das tradições maranhenses, o parlamentar construiu uma história diretamente ligada à preservação da identidade cultural do estado.

Durante décadas, presidiu a Federação Folclórica do Maranhão, atualmente está à frente da Federação de Umbanda e Cultos Afros-FUCABMA, além de comandar a organização de importantes manifestações religiosas e culturais, como a Procissão dos Orixás e a tradicional Festa de Iemanjá, eventos que integram o calendário cultural maranhense.

Essa relação histórica faz com que o São João tenha um significado ainda mais especial. Mais do que um período festivo, representa o encontro entre fé, tradição, cultura e pertencimento, valores que o vereador defende há décadas e que hoje também fazem parte de sua atuação parlamentar.

A abertura oficial do Arraial Pertinho de Você, realizada no sábado (20), coroou semanas de trabalho coordenadas pessoalmente pelo edil. O empenho ficou evidente na noite de São João (24), quando o tradicional cortejo reuniu dezenas de grupos folclóricos e centenas de pessoas em um grande espetáculo de valorização da cultura popular.

Idealizador do evento, Astro acompanha cada etapa da organização, desde a montagem da estrutura e da decoração até a definição da programação artística, garantindo espaço para grupos folclóricos, artistas, mestres da cultura popular e demais fazedores de cultura.

Instalado no coração da Vila Palmeira, o arraial também cumpre uma importante função social e econômica. Durante o período junino, barraqueiros, vendedores ambulantes, artesãos e pequenos empreendedores encontram no evento uma oportunidade de ampliar a renda familiar, enquanto milhares de visitantes movimentam o comércio local.

Em uma comunidade periférica, o impacto vai além da programação cultural. O Arraial promove inclusão social, fortalece a economia popular e gera oportunidades para centenas de famílias que encontram no São João uma importante fonte de trabalho e renda.

“Mais do que realizar uma grande festa, o nosso compromisso é manter vivas as nossas tradições. O São João preserva a identidade do povo maranhense, fortalece os grupos folclóricos, gera renda para centenas de famílias e faz com que esse legado continue sendo transmitido às novas gerações. Por isso eu só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão, por que fomentar a cultura é investir nas pessoas”, destacou Astro de Ogum.

Esse investimento também produz reflexos expressivos na economia do estado. Em 2025, o São João movimentou aproximadamente R$ 415 milhões, impulsionando setores como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e economia criativa. A expectativa para 2026 é de novo crescimento, consolidando o período junino como um dos principais motores da economia maranhense.

Ao longo da vida pública, o vereador consolidou três marcas que caminham lado a lado, ou seja, a atuação comunitária, o trabalho social e a defesa da cultura popular. No Arraial Pertinho de Você, esses pilares se encontram em um único propósito, já que tem o condão de ajudar a preservar a identidade do Maranhão, fortalecer quem faz cultura e transformar tradição em oportunidade para milhares de maranhenses.

Três projetos de autoria da deputada Daniella são aprovados na Assembleia e seguem para sanção governamental

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou três importantes Projetos de Lei (PLs) de autoria da deputada estadual Daniella (MDB), voltados ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres maranhenses. As propostas seguem agora para sanção do governador Carlos Brandão.

Entre os projetos aprovados está o que estabelece diretrizes para a implantação do Preparatório Estadual de Negócios para Mulheres Empreendedoras, iniciativa que busca ampliar oportunidades de capacitação e incentivar a autonomia financeira feminina por meio do empreendedorismo.

Também foi aprovado o projeto que determina a divulgação da Lei Federal nº 12.845/2013, conhecida como Lei do Minuto Seguinte, nas unidades da rede pública de saúde do Maranhão. A medida tem como objetivo ampliar o acesso à informação sobre os direitos das vítimas de violência sexual e os serviços de atendimento garantidos pela legislação.

Volta Segura

A terceira proposta aprovada foi o Programa Volta Segura, voltado às mulheres puérperas, que estabelece diretrizes para garantir transporte gratuito, seguro e humanizado no retorno para casa após a alta hospitalar. A iniciativa prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social, com risco clínico ou residentes em áreas de difícil acesso, assegurando mais cuidado e proteção em uma das fases mais delicadas da maternidade.

Para a deputada Daniella, a aprovação das matérias representa mais um avanço na construção de políticas públicas voltadas à proteção, autonomia e dignidade das mulheres. “São três projetos que dialogam diretamente com diferentes realidades enfrentadas pelas mulheres. Estamos falando de oportunidade para empreender, acesso à informação sobre direitos e cuidado às mulheres puérperas em um momento tão delicado quanto o pós-parto. Fico feliz em ver essas iniciativas avançando e se transformando em instrumentos que poderão melhorar a vida de muitas maranhenses”, destacou a parlamentar.

Com a aprovação em plenário, os projetos aguardam agora a sanção do Poder Executivo para que possam ser implementados no estado.

Cantor maranhense Lucas Lipe visita estúdio de referência no Nordeste e amplia projeção nacional

O cantor maranhense Lucas Lipe, considerado uma das grandes revelações da música no estado, esteve em Fortaleza, no Ceará, onde visitou o moderno Sua Música Space⁠, um dos principais centros de produção musical do Nordeste. O artista é mais um sucesso do empresário Luís Gustavo de Oliveira Melo.

Durante a visita, Lucas Lipe conheceu toda a estrutura do espaço, que reúne estúdios de gravação, ambientes voltados para produção audiovisual e criação de conteúdo digital. O local tem recebido grandes nomes da música brasileira e vem se consolidando como referência para artistas que buscam ampliar sua projeção nacional.

A passagem do cantor pelo Sua Música Space representa mais um importante passo em sua carreira. O artista vem conquistando espaço no cenário musical do Maranhão e apostando em novos projetos para alcançar públicos de diferentes regiões do país.

Nas redes sociais, fãs comemoraram a visita do cantor ao estúdio, destacando o crescimento profissional e o potencial de Lucas Lipe para representar o Maranhão no cenário nacional.

Com talento, dedicação e novos projetos em andamento, Lucas Lipe segue fortalecendo seu nome na música e levando a cultura maranhense para além das fronteiras do estado.

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Alterações nos batimentos cardíacos do bebê estão entre os primeiros sinais de sofrimento fetal

Alterações nos batimentos cardíacos do bebê podem ser um dos primeiros sinais de que algo não vai bem durante a gestação. Eles estão entre os primeiros sinais de sofrimento do bebê ainda no útero. Uma tecnologia utilizada pela Hapvida permite acompanhar esses sinais em tempo real e alertar equipes médicas para intervenções mais rápidas. Atualmente, 98,23% das pacientes elegíveis já são acompanhadas pelo sistema, o maior índice registrado pela companhia.

O resultado demonstra a maturidade do projeto e reforça o compromisso da empresa com uma assistência obstétrica cada vez mais segura, precisa e baseada em dados. Nos últimos dez meses, de julho de 2025 a abril de 2026, o indicador se manteve sempre acima de 97%.

O equipamento, chamado Safe Baby, desenvolvido em parceria com o Senai, utiliza tecnologia para identificar alterações como bradicardia, taquicardia e desaceleração. Com transmissão de dados em tempo real e integração ao prontuário eletrônico, especialistas acompanham o estado de saúde do bebê e podem tomar decisões mais rápidas e assertivas.

“O Projeto BCF nasceu da convicção de que tecnologia e assistência humana, quando caminham juntas, salvam vidas. Alcançar mais de 98% de cobertura demonstra nosso compromisso em oferecer um cuidado obstétrico cada vez mais seguro, eficiente e centrado na paciente”, afirma Izabela de Sousa Martins, enfermeira obstétrica e gerente de enfermagem da Hapvida.

Protocolo a serviço da segurança

São elegíveis para o monitoramento todas as gestantes com idade gestacional igual ou superior a 30 semanas e feto vivo, durante o período de internação. A execução é de responsabilidade do enfermeiro, que acompanha presencialmente cada procedimento, garantindo a qualidade técnica e a segurança do dado clínico.

“Manter o indicador acima de 97% por dez meses consecutivos é resultado de um protocolo estruturado, aliado ao comprometimento das equipes e à padronização dos processos assistenciais. Essa consistência fortalece nossa capacidade de seguir elevando o padrão da assistência”, complementa Ana Caroline Pizzolitto, enfermeira obstétrica e gerente de enfermagem da Hapvida.

Concita Pinto propõe que celebração de Corpus Christi seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial

A Câmara Municipal de São Luís pode, em breve, conferir reconhecimento oficial a uma das celebrações religiosas mais expressivas da capital maranhense. O Projeto de Lei Nº 0096/2026, de autoria da vereadora Concita Pinto (PSB), propõe declarar a Solenidade de Corpus Christi como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, dado o crescimento da celebração na capital maranhense nos últimos anos. O texto foi encaminhado às Comissões de Constituição e Justiça e Cultura na sessão do dia 26 de maio.

O texto da proposta reconhece a Solenidade de Corpus Christi como um conjunto de expressões e manifestações religiosa, cultural e tradicional da Igreja Católica, que ocorre anualmente na capital, abrangendo as procissões públicas com o Santíssimo Sacramento, a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais nas vias públicas, as celebrações litúrgicas e as ações de solidariedade e participação comunitária vinculadas à festividade.

Pelo projeto, o Poder Executivo poderá apoiar institucionalmente a realização do evento, promover sua divulgação como patrimônio cultural, incentivar a participação de comunidades e paróquias e fomentar o turismo religioso. A solenidade também passaria a integrar o Calendário Oficial de Eventos de São Luís.

A proposta vem num momento de crescimento expressivo da celebração em São Luís. Em 2025, pela primeira vez, o evento foi realizado no Estádio Castelão e reuniu mais de 45 mil fiéis. Já na edição deste ano, a Arquidiocese de São Luís contabilizou mais de 60 mil participantes, consolidando-se como uma das maiores celebrações de Corpus Christi no país.

Em São Luís, a celebração transcende o aspecto estritamente religioso, tornando-se uma das maiores manifestações públicas de fé do Estado do Maranhão, com crescente participação popular e forte impacto social e cultural, por isso a iniciativa deste projeto”, destacou a vereadora Concita Pinto ao justificar a proposta.

PERTINHO DE VOCÊ: Cultura popular e participação comunitária marcam abertura do Arraial idealizado por Astro de Ogum

Na noite deste sábado (20), o Parque Folclórico da Vila Palmeira recebeu um grande público para a abertura do Arraial Pertinho de Você. Famílias, moradores da região e visitantes ocuparam o espaço para prestigiar uma programação marcada pela valorização da cultura popular maranhense, transformando a primeira noite do evento em um grande encontro de tradições, fé e convivência comunitária.

Idealizado pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e realizado com o apoio do Governo do Estado e outros parceiros, desde a sua concepção ainda na Batuque, na área da Cohama, o espaço nasceu com a proposta de aproximar a população das manifestações culturais que ajudam a construir a identidade local.

A iniciativa também reflete uma relação histórica do parlamentar com a cultura popular, marcada pelo incentivo permanente a grupos folclóricos, brincadeiras tradicionais, manifestações religiosas e escolas de samba muito antes de sua chegada à Câmara Municipal de São Luís.

Ao abrir oficialmente a programação, Astro de Ogum agradeceu a presença da comunidade e destacou a importância de manter vivas as nossas tradições. “A cultura sempre fez parte da minha vida. Muito antes da política, já acompanhava, apoiava e incentivava nossas brincadeiras. Esse arraial é uma forma de fortalecer o que temos de pujante e garantir que a cultura popular continue chegando às novas gerações”, afirmou.

Na oportunidade, o vereador também anunciou uma das celebrações mais aguardadas da programação junina. “Ainda esta semana vamos realizar a tradicional missa em homenagem a Santo Antônio, celebrado no último dia 13, com a distribuição de pães e chocolates para a comunidade. É um momento de fé, união e agradecimento que faz parte da nossa história”, destacou.

*PALCO REPLETO DE COR, GINGADO E MAGIA:*
A programação começou com a apresentação da Dança Portuguesa Aliança Portuguesa do Bairro de Fátima, que encantou o público com a beleza dos figurinos, a riqueza dos detalhes e a elegância das coreografias. Em seguida, o Cacuriá do Jhon levou para o palco toda a irreverência e alegria características da brincadeira, promovendo forte interação com os espectadores e arrancando aplausos dos presentes.

O Bumba Meu Boi Encanto Serranense reforçou a força das tradições populares por meio de suas toadas, da energia dos brincantes e da beleza de suas indumentárias. Um dos momentos mais aguardados da noite foi o show da cantora Eugênia Miranda. Com um repertório diversificado, a artista colocou o público para cantar e dançar, mantendo a animação durante toda a apresentação e consolidando-se como um dos destaques da abertura do arraial.

A programação seguiu até a madrugada com as apresentações dos bois Tremor da Campina, Ribamar(matraca) e Unidos de Santa Fé(baixada). Cada grupo levou ao público sua história, suas características e seu sotaque, reafirmando a importância do bumba meu boi como uma das maiores expressões culturais do Maranhão.

*TRIBUNA DO DIVINO:*
Como o vereador, que também é pai de santo faz há mais de duas décadas, a montagem do altar para reverenciar a Tribuna do Divino, simbolizado com o
Imperador e Imperatriz, além das cadeiras, tornou-se um dos espaços mais visitados pelos visitantes e amantes da cultura maranhense.

A manifestação representa um importante elo entre religiosidade, memória e cultura popular. Sua presença reforçou o compromisso do evento com a preservação de costumes que ajudam a manter viva a identidade cultural do povo maranhense.

A expressiva participação popular confirmou a receptividade da comunidade ao projeto e demonstrou a importância de iniciativas voltadas à valorização da cultura. Mais do que uma programação festiva, o Arraial Pertinho de Você se consolida como um espaço de encontro, convivência e fortalecimento das tradições que ajudam a contar a história da Vila Palmeira e de todo o Maranhão.

A programação continua neste domingo (21), a partir das 19h, com apresentações do Tambor de Crioula Desejo de Benedito e Conceição, Cacuriá da Cor do Pecado, Companhia Encantar, Flashback do Forró, Bumba Meu Boi Pirilampo e Bumba Meu Boi da Pindoba.

POR INICIATIVA DO DEPUTADO WELLINGTON, PROFESSORA ELIZABETH RODRIGUES RECEBE A MEDALHA MANUEL BECKHAM

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene para a entrega da Medalha Manuel Beckman à professora e educadora Elizabeth Rodrigues, uma das maiores honrarias concedidas pelo Parlamento Estadual. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Wellington do Curso em reconhecimento à trajetória de dedicação à educação maranhense e aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A solenidade reuniu familiares, amigos, educadores, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, que prestigiaram o momento de reconhecimento à história de vida da homenageada. Ao longo de sua carreira, Elizabeth Rodrigues construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação de gerações de estudantes e pela defesa da educação como instrumento de transformação social.

Durante a cerimônia, diversas manifestações destacaram a contribuição da professora para o fortalecimento da educação no Maranhão, ressaltando seu trabalho, sua dedicação e o legado deixado para alunos, colegas de profissão e para toda a comunidade educacional.

Autor da homenagem, o deputado Wellington do Curso ressaltou que a entrega da Medalha Manuel Beckman representa o reconhecimento público a uma mulher que dedicou sua vida à educação e ao desenvolvimento humano.

“A professora Elizabeth Rodrigues representa a força transformadora da educação. Sua trajetória é exemplo de compromisso, dedicação e amor ao ensino. Esta homenagem é um reconhecimento merecido a quem dedicou sua vida a formar cidadãos, construir oportunidades e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. A Medalha Manuel Beckman simboliza a gratidão do povo maranhense por tudo o que ela fez e continua fazendo pela nossa educação.”, destacou o deputado Wellington do Curso.

ARRAIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (18) COM O MELHOR DO SÃO JOÃO

Programação desta noite inclui apresentações de grupos de bumba meu boi, quadrilha, dança portuguesa e outras atrações

O Arraial da Assembleia começa nesta quinta-feira (18) e apresentará ao público o melhor da cultura popular maranhense. Ao longo dos próximos quatro dias, as pessoas terão a oportunidade de conferir diversas manifestações culturais características do período, como apresentações de grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa e cacuriá que evidenciam a riqueza do São João do Maranhão.

A programação tem início a partir das 17h30 no estacionamento da Assembleia, localizado no bairro do Cohafuma, em São Luís. A entrada é gratuita, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações, que acontecem até domingo (21).

O público terá à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque aos espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, será a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Haverá, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

Mesmo quem não puder comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia poderá acompanhar tudo o que vai acontecer no espaço junino. Isso porque toda a festança será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também haverá cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmitirá a programação diariamente, com uma equipe totalmente mobilizada para levar o melhor do arraial até a população.

Diversas barracas estarão disponíveis no espaço para oferecer o melhor da culinária maranhense nos quatro dias de festança

Confira a programação desta quinta-feira (18)

17h30 — Forró Pé de Serra – Raimundinho
18h00 — Quadrilha Juventude do Sertão
18h30 — Boi Valente da Ilha
19h00 — Boi D’Itaparí
19h30 — Dança Portuguesa Vira Lusitanos
21h10 — Companhia Vem BB
22h00 — Boi de Upaon-Açu
23h00 — Boi de Axixá
00h00 — Boi da Pindoba
01h00 — Boi de Morros
01h45 — Boi Tamarineiro

GRUPO MATEUS E SENAC REALIZAM AÇÃO PARA ESTIMULAR EMPREGABILIDADE EM SÃO LUÍS

Após três trimestres consecutivos de queda, a taxa de desocupação no Maranhão voltou a subir e chegou a 6,9% no primeiro trimestre de 2026. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao último trimestre de 2025 e reforça os desafios enfrentados por milhares de maranhenses que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

Diante desta realidade, o Grupo Mateus, em parceria com o Senac Maranhão, realiza nesta quarta-feira (17), em São Luís, uma grande ação de empregabilidade voltada para quem procura o primeiro emprego, deseja retornar ao mercado ou busca uma nova oportunidade profissional.

A seleção acontecerá no Senac da Rua do Passeio, no Centro da capital, e disponibilizará vagas para diferentes áreas da operação da empresa, incluindo os cargos de balconista, operador de caixa, embalador, açougueiro, confeiteiro, padeiro, auxiliar de cozinha, além de outras funções ligadas ao atendimento, produção e serviços.

Os interessados devem comparecer ao Senac portando currículo atualizado, documento oficial com foto e caneta. O atendimento será realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h. Durante a ação, os candidatos deverão entregar o currículo e participar das etapas iniciais do processo seletivo. Quem não puder comparecer presencialmente também poderá cadastrar o currículo por meio do portal oficial de carreiras do Grupo Mateus.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Mateus, Marina Coelho, a iniciativa busca aproximar a empresa de profissionais que estejam dispostos a construir uma trajetória dentro da organização.

“Mais do que experiência, valorizamos pessoas comprometidas, proativas, que gostem de aprender, saibam trabalhar em equipe e estejam dispostas a crescer junto com a empresa. Atitude, responsabilidade e vontade de fazer acontecer fazem a diferença durante o processo seletivo”, afirma.

Entre os perfis mais procurados estão candidatos para as áreas de depósito, atendimento ao cliente, prevenção de perdas, produção, especialmente padaria e confeitaria, e também para o setor de serviços.

Para Marina, ações como essa cumprem um papel importante ao aproximar quem está contratando de quem procura uma oportunidade. “Além de gerar empregos, elas ajudam a identificar talentos e oferecem oportunidades para quem busca o primeiro emprego ou uma recolocação profissional”, destaca.

OPORTUNIDADE

Além da contratação, o Grupo Mateus aposta no desenvolvimento dos colaboradores como parte da sua cultura organizacional. A empresa mantém programas de capacitação, treinamentos e incentivo à qualificação profissional.

“O desenvolvimento das pessoas é um dos nossos pilares. Muitos profissionais iniciam em funções operacionais e conquistam novas oportunidades ao longo da carreira. Temos uma cultura voltada para o aprendizado constante e para a valorização dos talentos internos”, ressalta a coordenadora.

Os colaboradores contratados terão acesso a benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, telemedicina, vale-transporte, cartão para compras nas lojas da rede, crédito consignado, clube de vantagens, descontos exclusivos, premiações por desempenho, biblioteca corporativa e cursos da Unimateus, universidade corporativa do grupo.

A empresa também reforça que todas as vagas são inclusivas e estão abertas a pessoas com deficiência (PCDs), fortalecendo o compromisso com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.