Blog da Ellen -

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Alterações nos batimentos cardíacos do bebê estão entre os primeiros sinais de sofrimento fetal

Alterações nos batimentos cardíacos do bebê podem ser um dos primeiros sinais de que algo não vai bem durante a gestação. Eles estão entre os primeiros sinais de sofrimento do bebê ainda no útero. Uma tecnologia utilizada pela Hapvida permite acompanhar esses sinais em tempo real e alertar equipes médicas para intervenções mais rápidas. Atualmente, 98,23% das pacientes elegíveis já são acompanhadas pelo sistema, o maior índice registrado pela companhia.

O resultado demonstra a maturidade do projeto e reforça o compromisso da empresa com uma assistência obstétrica cada vez mais segura, precisa e baseada em dados. Nos últimos dez meses, de julho de 2025 a abril de 2026, o indicador se manteve sempre acima de 97%.

O equipamento, chamado Safe Baby, desenvolvido em parceria com o Senai, utiliza tecnologia para identificar alterações como bradicardia, taquicardia e desaceleração. Com transmissão de dados em tempo real e integração ao prontuário eletrônico, especialistas acompanham o estado de saúde do bebê e podem tomar decisões mais rápidas e assertivas.

“O Projeto BCF nasceu da convicção de que tecnologia e assistência humana, quando caminham juntas, salvam vidas. Alcançar mais de 98% de cobertura demonstra nosso compromisso em oferecer um cuidado obstétrico cada vez mais seguro, eficiente e centrado na paciente”, afirma Izabela de Sousa Martins, enfermeira obstétrica e gerente de enfermagem da Hapvida.

Protocolo a serviço da segurança

São elegíveis para o monitoramento todas as gestantes com idade gestacional igual ou superior a 30 semanas e feto vivo, durante o período de internação. A execução é de responsabilidade do enfermeiro, que acompanha presencialmente cada procedimento, garantindo a qualidade técnica e a segurança do dado clínico.

“Manter o indicador acima de 97% por dez meses consecutivos é resultado de um protocolo estruturado, aliado ao comprometimento das equipes e à padronização dos processos assistenciais. Essa consistência fortalece nossa capacidade de seguir elevando o padrão da assistência”, complementa Ana Caroline Pizzolitto, enfermeira obstétrica e gerente de enfermagem da Hapvida.

Concita Pinto propõe que celebração de Corpus Christi seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial

A Câmara Municipal de São Luís pode, em breve, conferir reconhecimento oficial a uma das celebrações religiosas mais expressivas da capital maranhense. O Projeto de Lei Nº 0096/2026, de autoria da vereadora Concita Pinto (PSB), propõe declarar a Solenidade de Corpus Christi como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, dado o crescimento da celebração na capital maranhense nos últimos anos. O texto foi encaminhado às Comissões de Constituição e Justiça e Cultura na sessão do dia 26 de maio.

O texto da proposta reconhece a Solenidade de Corpus Christi como um conjunto de expressões e manifestações religiosa, cultural e tradicional da Igreja Católica, que ocorre anualmente na capital, abrangendo as procissões públicas com o Santíssimo Sacramento, a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais nas vias públicas, as celebrações litúrgicas e as ações de solidariedade e participação comunitária vinculadas à festividade.

Pelo projeto, o Poder Executivo poderá apoiar institucionalmente a realização do evento, promover sua divulgação como patrimônio cultural, incentivar a participação de comunidades e paróquias e fomentar o turismo religioso. A solenidade também passaria a integrar o Calendário Oficial de Eventos de São Luís.

A proposta vem num momento de crescimento expressivo da celebração em São Luís. Em 2025, pela primeira vez, o evento foi realizado no Estádio Castelão e reuniu mais de 45 mil fiéis. Já na edição deste ano, a Arquidiocese de São Luís contabilizou mais de 60 mil participantes, consolidando-se como uma das maiores celebrações de Corpus Christi no país.

Em São Luís, a celebração transcende o aspecto estritamente religioso, tornando-se uma das maiores manifestações públicas de fé do Estado do Maranhão, com crescente participação popular e forte impacto social e cultural, por isso a iniciativa deste projeto”, destacou a vereadora Concita Pinto ao justificar a proposta.

PERTINHO DE VOCÊ: Cultura popular e participação comunitária marcam abertura do Arraial idealizado por Astro de Ogum

Na noite deste sábado (20), o Parque Folclórico da Vila Palmeira recebeu um grande público para a abertura do Arraial Pertinho de Você. Famílias, moradores da região e visitantes ocuparam o espaço para prestigiar uma programação marcada pela valorização da cultura popular maranhense, transformando a primeira noite do evento em um grande encontro de tradições, fé e convivência comunitária.

Idealizado pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e realizado com o apoio do Governo do Estado e outros parceiros, desde a sua concepção ainda na Batuque, na área da Cohama, o espaço nasceu com a proposta de aproximar a população das manifestações culturais que ajudam a construir a identidade local.

A iniciativa também reflete uma relação histórica do parlamentar com a cultura popular, marcada pelo incentivo permanente a grupos folclóricos, brincadeiras tradicionais, manifestações religiosas e escolas de samba muito antes de sua chegada à Câmara Municipal de São Luís.

Ao abrir oficialmente a programação, Astro de Ogum agradeceu a presença da comunidade e destacou a importância de manter vivas as nossas tradições. “A cultura sempre fez parte da minha vida. Muito antes da política, já acompanhava, apoiava e incentivava nossas brincadeiras. Esse arraial é uma forma de fortalecer o que temos de pujante e garantir que a cultura popular continue chegando às novas gerações”, afirmou.

Na oportunidade, o vereador também anunciou uma das celebrações mais aguardadas da programação junina. “Ainda esta semana vamos realizar a tradicional missa em homenagem a Santo Antônio, celebrado no último dia 13, com a distribuição de pães e chocolates para a comunidade. É um momento de fé, união e agradecimento que faz parte da nossa história”, destacou.

*PALCO REPLETO DE COR, GINGADO E MAGIA:*
A programação começou com a apresentação da Dança Portuguesa Aliança Portuguesa do Bairro de Fátima, que encantou o público com a beleza dos figurinos, a riqueza dos detalhes e a elegância das coreografias. Em seguida, o Cacuriá do Jhon levou para o palco toda a irreverência e alegria características da brincadeira, promovendo forte interação com os espectadores e arrancando aplausos dos presentes.

O Bumba Meu Boi Encanto Serranense reforçou a força das tradições populares por meio de suas toadas, da energia dos brincantes e da beleza de suas indumentárias. Um dos momentos mais aguardados da noite foi o show da cantora Eugênia Miranda. Com um repertório diversificado, a artista colocou o público para cantar e dançar, mantendo a animação durante toda a apresentação e consolidando-se como um dos destaques da abertura do arraial.

A programação seguiu até a madrugada com as apresentações dos bois Tremor da Campina, Ribamar(matraca) e Unidos de Santa Fé(baixada). Cada grupo levou ao público sua história, suas características e seu sotaque, reafirmando a importância do bumba meu boi como uma das maiores expressões culturais do Maranhão.

*TRIBUNA DO DIVINO:*
Como o vereador, que também é pai de santo faz há mais de duas décadas, a montagem do altar para reverenciar a Tribuna do Divino, simbolizado com o
Imperador e Imperatriz, além das cadeiras, tornou-se um dos espaços mais visitados pelos visitantes e amantes da cultura maranhense.

A manifestação representa um importante elo entre religiosidade, memória e cultura popular. Sua presença reforçou o compromisso do evento com a preservação de costumes que ajudam a manter viva a identidade cultural do povo maranhense.

A expressiva participação popular confirmou a receptividade da comunidade ao projeto e demonstrou a importância de iniciativas voltadas à valorização da cultura. Mais do que uma programação festiva, o Arraial Pertinho de Você se consolida como um espaço de encontro, convivência e fortalecimento das tradições que ajudam a contar a história da Vila Palmeira e de todo o Maranhão.

A programação continua neste domingo (21), a partir das 19h, com apresentações do Tambor de Crioula Desejo de Benedito e Conceição, Cacuriá da Cor do Pecado, Companhia Encantar, Flashback do Forró, Bumba Meu Boi Pirilampo e Bumba Meu Boi da Pindoba.

POR INICIATIVA DO DEPUTADO WELLINGTON, PROFESSORA ELIZABETH RODRIGUES RECEBE A MEDALHA MANUEL BECKHAM

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene para a entrega da Medalha Manuel Beckman à professora e educadora Elizabeth Rodrigues, uma das maiores honrarias concedidas pelo Parlamento Estadual. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Wellington do Curso em reconhecimento à trajetória de dedicação à educação maranhense e aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A solenidade reuniu familiares, amigos, educadores, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, que prestigiaram o momento de reconhecimento à história de vida da homenageada. Ao longo de sua carreira, Elizabeth Rodrigues construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação de gerações de estudantes e pela defesa da educação como instrumento de transformação social.

Durante a cerimônia, diversas manifestações destacaram a contribuição da professora para o fortalecimento da educação no Maranhão, ressaltando seu trabalho, sua dedicação e o legado deixado para alunos, colegas de profissão e para toda a comunidade educacional.

Autor da homenagem, o deputado Wellington do Curso ressaltou que a entrega da Medalha Manuel Beckman representa o reconhecimento público a uma mulher que dedicou sua vida à educação e ao desenvolvimento humano.

“A professora Elizabeth Rodrigues representa a força transformadora da educação. Sua trajetória é exemplo de compromisso, dedicação e amor ao ensino. Esta homenagem é um reconhecimento merecido a quem dedicou sua vida a formar cidadãos, construir oportunidades e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. A Medalha Manuel Beckman simboliza a gratidão do povo maranhense por tudo o que ela fez e continua fazendo pela nossa educação.”, destacou o deputado Wellington do Curso.

ARRAIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (18) COM O MELHOR DO SÃO JOÃO

Programação desta noite inclui apresentações de grupos de bumba meu boi, quadrilha, dança portuguesa e outras atrações

O Arraial da Assembleia começa nesta quinta-feira (18) e apresentará ao público o melhor da cultura popular maranhense. Ao longo dos próximos quatro dias, as pessoas terão a oportunidade de conferir diversas manifestações culturais características do período, como apresentações de grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa e cacuriá que evidenciam a riqueza do São João do Maranhão.

A programação tem início a partir das 17h30 no estacionamento da Assembleia, localizado no bairro do Cohafuma, em São Luís. A entrada é gratuita, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações, que acontecem até domingo (21).

O público terá à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque aos espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, será a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Haverá, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

Mesmo quem não puder comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia poderá acompanhar tudo o que vai acontecer no espaço junino. Isso porque toda a festança será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também haverá cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmitirá a programação diariamente, com uma equipe totalmente mobilizada para levar o melhor do arraial até a população.

Diversas barracas estarão disponíveis no espaço para oferecer o melhor da culinária maranhense nos quatro dias de festança

Confira a programação desta quinta-feira (18)

17h30 — Forró Pé de Serra – Raimundinho
18h00 — Quadrilha Juventude do Sertão
18h30 — Boi Valente da Ilha
19h00 — Boi D’Itaparí
19h30 — Dança Portuguesa Vira Lusitanos
21h10 — Companhia Vem BB
22h00 — Boi de Upaon-Açu
23h00 — Boi de Axixá
00h00 — Boi da Pindoba
01h00 — Boi de Morros
01h45 — Boi Tamarineiro

GRUPO MATEUS E SENAC REALIZAM AÇÃO PARA ESTIMULAR EMPREGABILIDADE EM SÃO LUÍS

Após três trimestres consecutivos de queda, a taxa de desocupação no Maranhão voltou a subir e chegou a 6,9% no primeiro trimestre de 2026. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao último trimestre de 2025 e reforça os desafios enfrentados por milhares de maranhenses que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

Diante desta realidade, o Grupo Mateus, em parceria com o Senac Maranhão, realiza nesta quarta-feira (17), em São Luís, uma grande ação de empregabilidade voltada para quem procura o primeiro emprego, deseja retornar ao mercado ou busca uma nova oportunidade profissional.

A seleção acontecerá no Senac da Rua do Passeio, no Centro da capital, e disponibilizará vagas para diferentes áreas da operação da empresa, incluindo os cargos de balconista, operador de caixa, embalador, açougueiro, confeiteiro, padeiro, auxiliar de cozinha, além de outras funções ligadas ao atendimento, produção e serviços.

Os interessados devem comparecer ao Senac portando currículo atualizado, documento oficial com foto e caneta. O atendimento será realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h. Durante a ação, os candidatos deverão entregar o currículo e participar das etapas iniciais do processo seletivo. Quem não puder comparecer presencialmente também poderá cadastrar o currículo por meio do portal oficial de carreiras do Grupo Mateus.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Mateus, Marina Coelho, a iniciativa busca aproximar a empresa de profissionais que estejam dispostos a construir uma trajetória dentro da organização.

“Mais do que experiência, valorizamos pessoas comprometidas, proativas, que gostem de aprender, saibam trabalhar em equipe e estejam dispostas a crescer junto com a empresa. Atitude, responsabilidade e vontade de fazer acontecer fazem a diferença durante o processo seletivo”, afirma.

Entre os perfis mais procurados estão candidatos para as áreas de depósito, atendimento ao cliente, prevenção de perdas, produção, especialmente padaria e confeitaria, e também para o setor de serviços.

Para Marina, ações como essa cumprem um papel importante ao aproximar quem está contratando de quem procura uma oportunidade. “Além de gerar empregos, elas ajudam a identificar talentos e oferecem oportunidades para quem busca o primeiro emprego ou uma recolocação profissional”, destaca.

OPORTUNIDADE

Além da contratação, o Grupo Mateus aposta no desenvolvimento dos colaboradores como parte da sua cultura organizacional. A empresa mantém programas de capacitação, treinamentos e incentivo à qualificação profissional.

“O desenvolvimento das pessoas é um dos nossos pilares. Muitos profissionais iniciam em funções operacionais e conquistam novas oportunidades ao longo da carreira. Temos uma cultura voltada para o aprendizado constante e para a valorização dos talentos internos”, ressalta a coordenadora.

Os colaboradores contratados terão acesso a benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, telemedicina, vale-transporte, cartão para compras nas lojas da rede, crédito consignado, clube de vantagens, descontos exclusivos, premiações por desempenho, biblioteca corporativa e cursos da Unimateus, universidade corporativa do grupo.

A empresa também reforça que todas as vagas são inclusivas e estão abertas a pessoas com deficiência (PCDs), fortalecendo o compromisso com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.

SHOW À PARTE: Carisma e bailado de Tainá Sousa roubam a cena no batizado do Boi de Nina Rodrigues

A noite de ontem (12) foi marcada por emoção, cultura e muita expectativa durante o batizado e apresentação oficial da indumentária que será utilizada na temporada junina de 2026 pelo Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, uma das mais tradicionais e respeitadas agremiações do sotaque de orquestra do Maranhão.

Realizado no histórico Convento das Mercês, no coração do Desterro, o evento reuniu uma multidão de amantes da cultura popular maranhense. Entre toadas, aplausos e muita animação, o momento mais aguardado da noite foi a entrada da influenciadora digital Tainá Sousa.

Com um figurino exuberante, rico em detalhes, pedrarias, penas e elementos que valorizam a força e a ancestralidade, a índia guerreira protagonizou uma das apresentações mais comentadas da noite.

Muito além da beleza do traje, Tainá chamou atenção pelo carisma, presença de palco e bailado marcante, demonstrando desenvoltura e sintonia com o público.

*INVESTIGAÇÃO CONTINUA:*
A apresentação ocorreu em um contexto especial. Em 2025, Tainá Sousa esteve entre os investigados na Operação Dinheiro Sujo, que ganhou repercussão nacional ao apurar a atuação de influenciadores digitais na divulgação e promoção de plataformas de apostas e jogos online, entre elas o popular “jogo do tigrinho”.

Durante as investigações, a influenciadora chegou a ser presa preventivamente. O caso segue em tramitação na Justiça e ainda aguarda definição judicial.

Apesar da intensa exposição pública vivida naquele período, Tainá manteve sua participação na vida cultural maranhense e continuou recebendo o carinho de admiradores.

Ao falar sobre a recepção recebida durante o evento, a digital influencer destacou a importância da fé e do apoio popular. “Receber esse carinho do povo é algo que me fortalece todos os dias. Sou muito grata a cada abraço, palavra de incentivo e demonstração de afeto. A vida continua, assim como o processo está seguindo seu curso e Deus vai mostrar tudo aquilo que precisa ser mostrado no tempo certo. Meu coração está em paz e sigo fazendo aquilo que amo.”

Em um estado onde a população negra é maioria e possui papel fundamental na formação cultural, a presença de mulheres pretas em posições de destaque dentro das manifestações populares carrega um significado especial.

Entre os admiradores presentes estava a psicóloga Patrícia Moraes Silva, 38 anos, moradora do Altos do Calhau, que fez questão de destacar a importância da representatividade feminina e negra dentro da cultura popular. “Como mulher e profissional que trabalha diariamente com autoestima, identidade e saúde emocional, vejo algo muito simbólico nessa cena. Tem gente que gosta de julgar sem conhecer a história completa. Mas o povo que acompanha a cultura sabe quem está presente todos os anos. Ver uma mulher negra ocupando esse espaço de destaque em uma das maiores brincadeiras do Maranhão é motivo de orgulho. Essa preta metida, como muitos falam e sequer escondem todo o recalque e inveja, deu foi um show de beleza, carisma e bailado. O público respondeu da melhor forma possível, digo, com aplausos, carinho e reconhecimento.”

Ao final da apresentação, admiradores cercaram a brincante para fotos, vídeos e demonstrações de carinho. Em uma noite marcada pela tradição e pela cultura popular, Tainá Sousa reafirmou sua conexão com o público e mostrou por que continua sendo um dos nomes mais comentados do São João maranhense.

ORLEANS BRANDÃO RECEBE APOIO DE MARCOS CASTRO EM GRANDE ENCONTRO NO BAIRRO DO COHAFUMA EM SÃO LUÍS

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve no bairro Cohafuma nesta quarta-feira (10) para um encontro de escuta e apresentação de propostas à comunidade. Ao lado do vereador Marcos Castro, do pré-candidato a deputado estadual Thiago Fernandes e do pré-candidato a deputado federal Vinícius Ferro, Orleans conversou com lideranças comunitárias e reforçou seus compromissos com a capital maranhense.

Na abertura do evento, Orleans destacou a importância de ouvir quem conhece os desafios de cada bairro. Ele explicou que seu plano de governo não é feito em gabinetes, mas nas ruas, ouvindo as reais demandas da população. Para ele, essa proximidade é o diferencial que garante soluções mais eficazes.

“Fico muito feliz com a energia que encontro aqui hoje. O apoio do vereador Marcos Castro e de todo esse time é fundamental, pois é através desse diálogo e dessa proximidade com as comunidades que vamos construir um governo que realmente atenda as necessidades de cada maranhense”, afirmou.

Marcos Castro, ao justificar sua escolha por Orleans, ressaltou a preparação técnica e a coragem política do pré-candidato. O vereador pontuou que o Maranhão precisa de alguém com experiência em gestão pública para dar continuidade ao que vem dando certo.

“Apresento o Orleans como o meu pré-candidato a governador porque acompanho sua capacidade de trabalho e seu compromisso com a gestão pública. Ele é um jovem aguerrido que, ao lado do governador Carlos Brandão, desempenhou um excelente papel no secretariado estadual. A partir de hoje, marchamos juntos, pois tenho a convicção de que ele é o nome mais preparado para conduzir o futuro do nosso estado”, declarou o parlamentar.

Vinícius Ferro destacou que o projeto de Orleans é o único capaz de enfrentar problemas complexos como a mobilidade urbana. “Nós integramos um grupo que transformou o Maranhão nos últimos anos. O Orleans teve participação direta em todas essas entregas e possui a habilidade política necessária para enfrentar gargalos da capital, como o transporte público, garantindo que o estado continue crescendo com responsabilidade”, pontuou.

Finalizando a agenda, Orleans ressaltou que seguirá focado nas pessoas, em gerar oportunidades reais para quem mais precisa, garantindo que o desenvolvimento econômico do Maranhão se reflita diretamente no dia a dia das famílias.

“Estamos percorrendo cada canto de São Luís para debater um Maranhão que não para de crescer. O nosso foco é garantir que o trabalho já iniciado ganhe novos capítulos, com projetos que tragam mais oportunidade, renda digna e soluções definitivas para a qualidade de vida das famílias maranhenses”, concluiu.

RIO ANIL SHOPPING APOSTA EM ARENA TEMÁTICA PARA REUNIR TORCEDORES DURANTE A COPA DO MUNDO Z026

Imagine um lugar com arquibancada, torcida reunida e todos os jogos da Copa do Mundo. Pensou em um estádio de futebol, certo? Errado! Inaugurou nesta quinta-feira (11), junto com a abertura da Copa do Mundo de 2026, a Arena Rio Anil, que conta com um telão para exibição de todos os jogos, reunindo famílias, amigos e até mesmo aqueles que não gostam de torcer sozinhos. O espaço funciona no segundo piso do Rio Anil Shopping, ao lado das Casas Bahia, e a programação segue até o dia 19 de julho.

Ficou insatisfeito com o desempenho de algum time e acha que pode fazer melhor? Dá para resolver isso na mesma hora: o espaço também conta com videogames, equipados com jogos eletrônicos especializados em futebol. Mesas de sinuca e um espaço instagramável para o torcedor tirar a foto e fazer a sua própria figurinha da seleção completam a ambientação da arena, que também é climatizada.

A gerente de marketing do Rio Anil Shopping, Thais Vallladares, explica que a estrutura foi inspirada no clima das arquibancadas de estádios, mas com o conforto e a conveniência de estar dentro de um shopping. A ideia é atender tanto aos clientes quanto às pessoas que passam o dia no estabelecimento, como lojistas, colaboradores e fornecedores do empreendimento. “A Arena Rio Anil dá a oportunidade de curtir todos os jogos da Copa do Mundo, especialmente os do Brasil, em um espaço seguro, confortável e climatizado. Assim, o shopping se torna um grande espaço de experiência completa, onde o cliente escolhe sua roupa, compra sua bebida, seu snack e ainda acompanha os jogos da Copa do Mundo”, explica.

COMÉRCIO

Mas a experiência vai além do futebol. A expectativa é que mesmo quem já escolheu acompanhar as partidas de casa impulsione a movimentação do comércio. Historicamente, o torneio aquece as vendas de televisores, eletrodomésticos, artigos esportivos e produtos ligados às confraternizações que costumam acompanhar os jogos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a Copa do Mundo de 2026 deve movimentar R$ 4,32 bilhões no varejo brasileiro, um crescimento de 6,5% em relação ao Mundial anterior, de 2022.

Levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil apontam, também, ainda que 99,2 milhões de brasileiros pretendem realizar compras relacionadas ao torneio, impulsionando segmentos como eletrônicos, artigos esportivos, alimentos e bebidas. “A gente tem uma expectativa de crescimento da movimentação e das vendas no shopping como um todo, em segmentos como televisores, eletrodomésticos e produtos ligados à experiência de assistir aos jogos em casa. As lojas esportivas também entram nessa movimentação, especialmente aquelas que lançam coleções temáticas para a Copa”, afirma Thaís Valadares.